Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65910

Compartilhe esta página

Título: A precarização do trabalho dos entregadores sem vínculo com plataformas digitais da cidade de Boa Vista/RR e as garantias básicas de direitos trabalhistas
Autor(es): MACIEL, Márcio Ferreira
Palavras-chave: Entregadores; Precarização do trabalho; Jornada de trabalho; Direitos trabalhistas
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MACIEL, Márcio Ferreira. A precarização do trabalho dos entregadores sem vínculo com plataformas digitais da cidade de Boa Vista/RR e as garantias básicas de direitos trabalhistas. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho analisa como as mudanças globais e as novas tecnologias têm influenciado as relações trabalhistas, resultando na precarização do trabalho. Este estudo versa sobre as condições de trabalho dos entregadores da cidade de Boa Vista/RR, que atuam sem vínculo com plataformas digitais, destacando principalmente a vulnerabilidade e a falta de proteção enfrentadas por essa categoria. Esta pesquisa levanta a seguinte questão: quais as condições de trabalho dos entregadores sem vínculo com plataformas digitais da cidade de Boa Vista/RR? O objetivo primário foi conhecer a realidade da precarização profissional desse grupo de trabalhadores. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa apresentou uma abordagem quali-qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo de Bardim (2011). A análise foi conduzida com base nas seis dimensões de trabalho precário apontadas por Druck (2011), a saber: 1) vulnerabilidade das formas de inserção e desigualdades sociais; 2) intensificação do trabalho e terceirização; 3) insegurança e saúde no trabalho; 4) perda das identidades individual e coletiva; 5) fragilização da organização dos trabalhadores; e 6) a condenação e o descarte do Direito do Trabalho. Os resultados indicam que a atividade dos entregadores da cidade de Boa Vista apresenta forte aderência a todas as seis dimensões propostas por Druck. Foram constatadas jornadas de trabalho superiores a 70 horas semanais, ausência total de direitos trabalhistas (férias, 13o salário etc.), exposição a acidentes de trabalho e violência, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), baixa contribuição previdenciária e um sentimento que fragiliza a identidade coletiva e a organização da categoria. Neste sentido, infere-se que o tema abordado revela os profundos desafios enfrentados por esses trabalhadores, expostos a múltiplas e sobrepostas formas de precarização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65910
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Márcio Ferreira Maciel.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons